Os cães e gatos são ótimos companheiros e estão presente na maioria dos lares brasileiros. Embora suas famílias biológicas sejam diferentes, os felinos e os caninos, as duas espécies computam com semelhanças de evolução.
Tanto os cães quanto os gatos são predadores naturais que foram domesticados pelo homem no decorrer da evolução humana. A principal diferença na evolução destes animais está na diversidade espalhadas pelo planeta. Os caninos são mais escassos que os felinos selvagens, no quesito raça os cães detêm um número maior devido a certos momentos históricos em que foram misturadas várias raças visando alcançar uma raça especifica para certas atividades.
Os hábitos dos caninos e felinos são diferenciados, o gato, por exemplo, tem alguns hábitos noturnos já o cão prefere estar em família e se liderado. E ainda, o cão costuma precisar de um companheiro que lhe ofereça atenção sendo submisso às ordens do dono, o gato por sua vez é independente e por mais que goste do dono não age de forma submissa.
Outra diferença é que os cães não são muito exigentes e acabam comendo tudo, como chinelos, já os gatos selecionam o que vão comer. Porém, é importante saber que os animais vão ter comportamento diferente dependendo do tipo de criação.
Fonte: Cachorro & Gato